O ciclo de estudos tem como objectivo geral: formar profissionais com uma visão abrangente e integradora, provido de conhecimento acerca dos conceitos e fenómenos biológicos, capacitado a actuar como educador em diversas instâncias, estimulando uma postura crítica e reflexiva, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma educação básica de qualidade.
A licenciatura em ciências da educação no curso de opção de biologia destina-se a estudantes que tenham concluído com êxito a formação Secundária ou equivalente, nas áreas de Ciências Físicas e Biológicas, Magistério primário, ou outras formações cuja relevância curricular satisfaça as exigências da formação em ciências da educação na opção de biologia.
Para esta formação é espectável que os candidatos ao curso tenham conhecimentos de nível médio com pendor em Biologia, Matemática, Física, Química e outras afins.
De acordo com princípios de igualdade e oportunidades a todos os cidadãos, a selecção de candidatos ao ingresso é realizada mediante um exame de acesso de ingresso, processo selectivo interno ou por meio de transferência obedecendo as normas académicas da instituição.
O estudante do curso de biologia, no final da sua formação terá que ter as seguintes competências: