Ensino da

História

Objectivos
Geral

Formar profissionais em educação com uma visão abrangente e integradora, provido de conhecimento acerca dos conceitos e fenómenos histórico-sociais, capacitado, actuando como educador em diversas instâncias, estimulando uma postura crítica e reflexiva, contribuindo assim para o desenvolvimento de um ensino de qualidade.

Específicos
  • Aplicar conceitos do Ensino de História na resolução de problemas numa perspectiva interdisciplinar e contextualizada;
  • Desenvolver uma visão geral e crítica da prática educativa na formação do estudante;
  • Construir conhecimentos sólidos sobre o conteúdo específico das Ciências Sociais, que sirvam de base para o processo de ensino-aprendizagem do futuro licenciado;
  • Analisar aspectos éticos e deontológicos relacionados com o exercício profissional, a partir dos marcos legais, filosófico, pedagógico, psicológico, histórico e social, estabelecendo relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade;
  • Capacitar o formando para realização de actividades de investigação científica na área de Ensino de História;
  • Promover actividades de extensão universitária;
  • Incentivar a consciência patriótica, moral e cívica e da conservação do património histórico-cultural, considerando os desafios de desenvolvimento sustentável;
  • Dominar a leitura, a escrita e a interpretação de textos, símbolos, esquemas e códigos próprios;
  • Elaborar textos e materiais didáctico-pedagógicos;
  • Aplicar a legislação e as políticas públicas para a educação;
  • Implementar propostas de ensino coerentes com o diagnóstico da realidade;
  • Planificar sistemas de avaliação coerentes com o Plano Pedagógico do Curso;
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo.
Perfil de Entrada

A Licenciatura em Ciências de Educação na Especialidade de Ensino de História destina-se a estudantes que tenham concluído com êxito a formação Secundária ou equivalente, nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Jurídicas e Económicas,  Formação de professores na Especialidade de História/Geografia, ou outras formações cuja relevância curricular satisfaça as exigências da formação em ciências de Educação na especialidade de Ensino de História.

 Para esta formação é espectável que os candidatos ao curso tenham conhecimentos de nível médio com pendor em História, Língua Portuguesa, Matemática e outras afins.

De acordo com princípios de equidade e oportunidades a todos os cidadãos, a selecção de candidatos é realizada mediante um exame de acesso e ingresso.

Perfil de Saída

O estudante da especialidade de Ensino de História, no final da sua formação terá as seguintes competências:

História, no final da sua formação terá as seguintes competências:

  • Reconhecimento de problemas histórico-sociais e as necessidades da esfera escolar, actuando sobre elas e investigando sua própria prática como professor pesquisador reflexivo.
  • Tomada de decisões que envolvam a selecção, adaptação, elaboração de conteúdos, recursos, estratégias, actividades de ensino, de avaliação e de transposição didáctica voltadas para a Educação.
  • Promoção de alfabetização científica de qualidade em sua actuação no ensino fundamental.
  • Construção com os alunos dos diversos de níveis, pensamento histórico, conhecimento para a identificação e compreensão dos fenómenos sociais, culturais, antropológicos, arqueológicos.
  • Contribuição para o avanço da área de Ciências sociais, a partir do preceito da indissolubilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em seus diversos campos de actuação.
  • Regência do seu trabalho por princípios da ética democrática, bioética, responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo e de colaboração.
  • Reconhecimento das dimensões sociais, políticas, culturais e análise crítica do seu trabalho pedagógico adequando-o à realidade específica em que actua.
  • Compreensão da função social da escola e o respeito à diversidade, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada nas diferenças culturais, classe social, crenças, sexo, étnica ou outras características individuais e sociais.
  • Contribuição ao processo de inclusão escolar tendo como base o princípio da equidade, a fim de que seja garantido o direito de todos os alunos a aquisição de aprendizagens fundamentais para seu desenvolvimento e socialização.